domingo, 31 de janeiro de 2010

O capote alentejano

Um leitor chamou-me a atenção para um artigo do Expresso, que revela como Portugal até pode dar um contributo, modesto claro, nas alterações climáticas que se vivem. Como se pode ver no artigo de Luis Pedro Nunes, Um capote alentejano em Manhattan, parece que a nossa moda até pode ser exportada para outros domínios. Mas o artigo está adornado com algumas frases, que merecem aqui o meu destaque (realces da minha responsabilidade):

Isto é do melhor contra o frio. Fui buscar este ao baú que era do tio do meu pai...

Tivesse um baú e também teria ido buscar o meu. Até porque há duas semanas que somos ameaçados com esta perplexidade no mês de Janeiro: está frio.

Está tanto, mas tanto frio, de forma tão inesperada e avassaladora que o Expresso foi obrigado a fazer um antitítulo para, desculpem a chalaça, pôr água na fervura: "As temperaturas são normais para a época."